Em 2022 foram produzidos em Portugal 5,311 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RSU). Por causa dessa grande quantidade, é muito importante fazer a separação correta do lixo do escritório, para que as cidades e o meio-ambiente não sejam prejudicados.
Com medidas simples, como a separação do lixo do escritório, é possível reciclar e reduzir pelo menos metade da quantidade que vai para os aterros sanitários.
Mas, sabe para onde vai o lixo do escritório onde trabalha? Quer conhecer melhor como funciona uma gestão consciente do lixo consciente?
A importância da separação correta do lixo
Quando o lixo não é separado da forma correta, isso causará muitos problemas para a saúde pública e meio-ambiente. A sujeira nas ruas não causa apenas uma poluição visual e problemas estéticos. Nesse caso os danos podem ser bem maiores.
O lixo jogado nas ruas pode entupir o esgoto e as fossas, agredir o meio ambiente e provocar inundações nas cidades. Além disso, muitos ecossistemas, floras e faunas sofrem com a poluição e disposição inadequada do lixo.
Outra consequência da disposição errada do lixo é a contaminação dos lençóis freáticos, visto que alguns resíduos conseguem infiltrar-se no solo e chegar até eles, que tem um papel fundamental na natureza.
Os lençóis freáticos abastecem as bacias hidrográficas, e isso significa que, quando eles ficam contaminados, a nossa água também fica.
Há outra consequência da disposição de lixo de maneira incorreta, que é a proliferação de pragas, como ratos, moscas e baratas. Junto com as pragas, surgem doenças que colocam em risco a saúde pública.
Por que dispor conscientemente o lixo do escritório?
O tratamento do lixo do escritório não deve ser diferente. É preciso dispô-lo da forma correta. Pelo facto de grande parte do lixo do escritório ser reciclável, como papel, é muito importante fazer a separação e reciclagem.
Outros tipos de lixo como pilhas, lâmpadas fluorescentes, dentre outros, também devem ser separados de forma consciente, pois quando são deitados no ambiente, podem contaminar todo o lugar, tendo em vista que alguns materiais são compostos de metais pesados e mercúrio.
O que é reciclável e o que não é reciclável?
Quando a separação do lixo do escritório é feita de maneira correta, pode-se reduzir a quantidade de lixo gerada diariamente. Para saber mais sobre o que é ou não reciclável, veja abaixo:
A maioria dos papeis do escritório é reciclável, como cartolinas, livros, jornais, cartão, revistas e embalagens. No entanto, outros tipos de papeis como etiquetas autocolantes, papel químico, lenços de papel e papel higiênico devem ser deitados no lixo comum.
Material de pichelaria e tubos de plástico, garrafas PET, sacos plásticos e consumíveis são recicláveis. Por outro lado, os plásticos termofixos e embalagens metalizadas (como as de alguns restaurantes, por exemplo), devem ser deitados no lixo comum.
Copos, frascos e garrafas de bebida também podem ser reciclados. No entanto, vidros de cristais, de janelas e de automóveis e espelhos devem ser deitados no lixo comum, por causa da composição química.
Latas de produtos alimentares, tampas de metal, embalagens e latas de alumínio também devem ser separadas. Já osa agrafos e clipes devem ser deitados no lixo comum.
Ao falar de reciclagem, raramente as pessoas lembram-se do lixo orgânico e só falam do plástico, papel, metal e vidro. O lixo orgânico do seu escritório pode ser utilizado como adubo e inclusive para gerar energia, mas ele deve ser separado do lixo comum por ser contaminável, provocar mau cheiro e atrair doenças e pragas.
A EcoRoad faz coleta de EEE, lâmpadas, lixo eletrônico e pilhas, RSU, e também a coleta seletiva na maioria das cidades. É preciso consultar os nossos horários.
É preciso que cada um faça a sua parte para dispor o lixo do escritório nos locais corretos, pois assim o ambiente de trabalho ficará mais organizado e também estará ajudando a preservar o meio ambiente.
O lixo do seu escritório pode ir para muitos lugares diferentes, mas fazendo o tratamento adequado, é possível reciclar os itens e diminuir a quantidade de resíduos.